Atualidades

Municípios aguardam liberação de recursos para estruturar Secretarias Municipais de Agricultura


Por Dariu Carniel

Este é o anseio dos Secretários e Técnicos da agricultura dos municípios da região oeste de Mato Grosso. Para tratar da liberação dos recursos o deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) se reuniu nesta quarta-feira (19), com o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, em Brasília. Ezequiel solicitou a imediata liberação de um recurso no valor de R$ 1 milhão para atender as secretarias municipais de 21 municípios da região da Grande Cáceres.
 
O montante será para a compra de veículos e equipamentos destinados ao setor de agricultura de cada município. A proposta visa possibilitar o trabalho dos técnicos e profissionais do setor no atendimento aos pequenos produtores, com assistência técnica e desenvolvimento das cadeias produtivas fomentadas pelos Consórcios e Programa MT Regional.
 
O recurso empenhado junto ao MAPA foi capitaneado pelo deputado Ezequiel em 2012 após solicitação dos consórcios da região em prol do desenvolvimento da agricultura familiar. Durante reunião, Neri Geller observou a importância em atender as secretarias. “Estamos trabalhando para que o recurso seja disponibilizado”.
 
Conforme o projeto, cada um dos 21 municípios irá receber: um Veículo, uma Moto, um note book, um aparelho de GPS e uma máquina fotográfica. Já os Consórcios serão contemplados com uma camionete cabine dupla, um note book, um aparelho de GPS e uma máquina fotográfica.
 
O Convênio do MAPA foi celebrado ainda em 2012 com a SEDRAF – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Com o Projeto técnico aprovado junto a Caixa Econômica Federal, aguarda-se a o fim do processo de licitação que está sendo realizado pela SEDRAF-MT para a efetiva liberação dos recursos pelo MAPA e entrega dos veículos e equipamentos aos municípios e consórcios.
 
Fonseca frisou a importância do Projeto construído em conjunto com os Consórcios, “esta é uma demanda antiga do setor, os secretários tem reclamado da falta de estrutura das secretarias municipais para poderem trabalhar. Tenho a convicção de que estes veículos e equipamentos serão de grande ajuda para o trabalho de organização e desenvolvimento das cadeias produtivas na região e com certeza vai fortalecer o trabalho dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento”, ressaltou.
 
Dariu Carniel

POLÍTICA

Vídeo de Neri Geller pedindo voto para Dilma é resgatado e volta a repercutir em Mato Grosso

Gravação foi feita em 2014, quando Geller ocupava o Ministério da Agricultura, e passou a circular novamente em grupos de WhatsApp.


SOLIDARIEDADE

Família busca ajuda para custear exames e tratamento de mulher com Doença de Crohn em Araputanga

As doações podem ser realizadas via Pix, utilizando o número de celular (65) 9 98107-1652, em nome de Ermelinda Lira de Oliveira.


EVENTO GOSPEL

Celebra Figueirópolis 2026 reúne grandes nomes da música gospel nesta sexta e sábado

Programação será realizada nos dias 25 e 26 de setembro, com apresentações de Daniel & Samuel, Nataly Jovió, Trazendo a Arca e Som do Céu.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.